Programa MITACS GLOBALINK INTERNSHIP 2021 recebe inscrições até 23 de setembro 17/09/2020 - 15:09

A  Mitacs abriu  inscrições para o Programa MITACS GLOBALINK INTERNSHIP 2021. Esse programa é direcionado para estudantes de graduação brasileiros cujas instituições sejam parceiras da Mitacs. As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de setembro.

Aproximadamente 70 universidades canadenses de diferentes províncias participam deste Programa e alunos das instituições paranaenses de ensino superior podem se inscrever, indicando a sua participação pela Fundação Araucária: https://www.mitacs.ca/en/programs/globalink/globalink-research-internship/partners

Esse programa faz parte  do Memorando de Entendimento  assinado entre a Araucária e a Mitacs no dia 11/08. O grande objetivo desta parceria é o de apoiar estudantes do Brasil e do Canadá a participarem de estágios de pesquisa acadêmica e industrial sob a supervisão de professores das universidades desses países nas mais variadas áreas acadêmicas, desde ciências, engenharia e matemática a humanidades e ciências sociais. 

As áreas prioritárias para análise são: agronegócio, energias sustentáveis e renováveis, saúde e biotecnologia, cidades inteligentes, desenvolvimento sustentável e transformação digital.

Ao analisar um futuro pós-COVID-19, fica claro que os tipos de oportunidades oferecidas pela parceria da Fundação Araucária - Mitacs serão importantes para estimular novamente a mobilidade internacional da pesquisa. 

O Programa contempla bolsas para alunos dos seguintes países, além do Brasil: Austrália, China, França, Alemanha, Hong Kong,  México,Taiwan, Tunísia , Reino Unido, Ucrânia e Estados Unidos.Bolsas de estágio de pesquisa  de 12 semanas, feito sempre entre maio e outubro do ano seguinte (2021, no caso deste edital) e bolsas que cobrem os seguintes gastos: https://www.mitacs.ca/en/globalink/globalink-research-internships/faqs. 

Já a inscrição feita pelo próprio aluno pode ser acessada por este link: https://www.mitacs.ca/en/programs/globalink/globalink-research-internship.
Ao  fazer a inscrição, o aluno deve  escolher  de três a sete projetos existentes na lista divulgada no site e, no mínimo, de três Províncias diferentes (existem mais de  2.630 projetos disponíveis). As áreas do conhecimento disponíveis são: Ciências Exatas, da Terra, Biológicas, Engenharias / Tecnologia, Saúde, Humanas e Sociais.