Processo de Inexigibilidade referente ao NAPI Genômica é divulgado 17/08/2020 - 10:57

A Araucária lançou nesta sexta-feira (14), o Processo de Inexigibilidade referente ao NAPI Genômica. Esse NAPI visa implementar e consolidar a Rede de Estudos Genômicos do Paraná como um novo arranjo de pesquisa e inovação, objetivando a utilização da plataforma científica do IPEC/Guarapuava e da própria Rede Genômica criada com instituições do Estado.

Com isso será possível o desenvolvimento de projetos voltados à saúde humana e animal, bem como a contribuição para a evolução  de produtos biotecnológicos aplicados à agropecuária. Algumas das linhas de pesquisa e inovação que deverão ser fomentadas na proposta são: oncogenômica, doenças genéticas, farmacogenômica, medicina forense, genômica do esporte, nutrigenômica, metagenômica (viroma, microbioma e micobioma), epidemiologia genômica, e agrogenômica.

Com o objetivo de avançar no desenvolvimento de metodologias aplicadas ao diagnóstico e prevenção de doenças de base genética, em especial a Covid 19 e doenças oncológicas, a Fundação Araucária (FA) e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) lançaram a Rede Paranaense de Pesquisa Genômica no último dia 31, e nesta sexta-feira (14), o Processo de Inexigibilidade foi divulgado no site da FA. 

A ação inicia com um investimento de mais de R$1,5 milhão da parceria entre a Araucária, Seti e Prefeitura de Guarapuava, além de R$ 312 mil do Instituto para Pesquisa do Câncer (IPEC-Guarapuava) para custeio e pagamento de bolsas de pesquisa de doutorado e pós-doutorado.

As instituições elegíveis deverão submeter eletronicamente suas propostas até às 23h59 do dia 24/08, por meio do Sparkx, e a divulgação do resultado será realizada a partir do dia 25/08, por meio do Ato da Diretoria Executiva da Fundação Araucária.

 

Mais informações: www.fappr.pr.gov.br – Programas - Programas Abertos.