Primeira Reunião Geral dos NAPIs conta com a participação de aproximadamente 300 pessoas 09/04/2021 - 01:08

A Fundação Araucária e a Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) realizaram nesta quinta-feira (08), o encerramento e segundo dia do evento de apresentação do andamento dos trabalhos desenvolvidos pelos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs). A reunião contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas entre os dias 07 e 08 e foi transmitido por meio do canal da Araucária no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCgsg5lU-RLiy6I5wdAf3oLQ

No segundo dia de evento foram apresentados 17 NAPIs, seis em execução, seis em implantação e cinco em discussão. As exposições foram conduzidas e acompanhadas pelo diretor científico, tecnológico e de inovação Luiz Márcio Spinosa e do presidente Ramiro Wahrhaftig, ambos da Fundação Araucária e pelos coordenadores e professores integrantes dos NAPIs.

“O Paraná possui excelentes ativos e atores para a organização de ecossistemas de inovação e a Fundação Araucária é elemento chave para cumprir este papel. Desenvolve ações voltadas à inovação e possui alta capacidade para responder às demandas da sociedade”, afirmou o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

Os NAPIs priorizam a inovação, no seu amplo entendimento, como grande elemento transformador do Estado na busca de avanços sociais,econômicos e humanos. Políticas públicas, estratégias, instrumentos e ações que venham a contribuir para a inovação merecerão atenção especial.

“Priorizamos os ativos de produção da ciência, tecnologia e inovação para a geração de riqueza e renda para a população. O Paraná possui cerca de 20 mil doutores que fazem com que o Estado alavanque ainda mais sua posição na produção científica nacional e internacional”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

O Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Marcos Schiefler, reforçou a importância da estruturação dos NAPIs para o Estado. "A UTFPR vem participando da construção de vários NAPIs. Parabenizo a Fundação Araucária por essa iniciativa, pois promove o trabalho em Rede e soma expertises".

 

Confira a descrição dos NAPIs apresentados no evento desta quinta-feira (08):

Em discussão:

Manna

É um ecossistema destinado à pesquisa, inovação e difusão de produtos científicos e tecnológicos em  Internet das Coisas (IoT),  Internet dos Drones (IoD), Internet Robóticas das Coisas (IRoT), Internet de Todas as Coisas (IoE) e Inteligência Artificial (IA) que promovem o desenvolvimento de diversas aplicações, entre elas experiências inovadoras em transportes, cidades inteligentes, agronegócios,  monitoração e preservação e certificação ambiental, saúde, defesa nacional e segurança pública, energia e mobilidade, qualidade de vida, acessibilidade, convivência, turismo entre outras.  O potencial de uso dos dispositivos inteligentes da IoT e suas variações faz surgir novas aplicações, novos modelos de negócios e um novo comportamento social além de favorecer difusão de todo conhecimento à diferentes públicos.

SRI Litoral

Trata-se da organização de uma governança de redes de 6 tipos de atores, os quais induzem e promovem o desenvolvimento do Empreendedorismo Inovador Sustentável nos 7 municípios do Litoral do Paraná. Tem como princípio básico gerar oportunidades para melhoria da qualidade de vida da sociedade do litoral, com agregação de valor em atividades relacionadas coma as especializações inteligentes a serem induzidas, proporcionando que os jovens permaneçam no litoral, ampliando o sentimento de pertencimento. Aprofunda-se o desenvolvimento com a ampliação do Fluxo de Conhecimento entre os Atores Pertencentes a Hélice Sêxtupla da Inovação Regional.

NAPI CENTRO-SUL

Temas e Linhas de Ação, construídas em sintonia com o Fórum C,T&I de Guarapuava. Agrotech: tecnologia e processos de Agricultura, Pecuária, Horticultura e Processamento de Alimentos; Comunicação & Transformação Digital: para Administração, Ciências Contábeis, Economia, Educação, Comunicação; Engenharias e Arquitetura: pelo aumento da qualidade e produtividade do setor; Healthtech: para aplicação de tecnologias e soluções sociotécnicas na prevenção e no tratamento de doenças; TI: para modernização de segmentos da economia tradicional, com Big Data, IA, Blockchain, etc.

NAPI Automotivo

Envolver pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e os Institutos de Pesquisa de natureza pública e as Organizações Sociais (Pessoas Jurídicas de Direito Privado - OS’s) sem fins lucrativos, todos com sede e CNPJ no Estado do Paraná, para que atuem na PDI de forma colaborativa.

NAPI Hidrogênio

Para agregar o conhecimento, a infraestrutura e as ações necessárias, surge a proposta de criação de um Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) em Hidrogênio. O arranjo em construção deve permitir a criação de uma rede de colaboradores capazes de articular ações entre universidades, institutos de pesquisa, empresas e Governo do Estado, de forma a promover o desenvolvimento do Hidrogênio Renovável, colocando o Paraná em destaque no cenário nacional.

Em implantação:

NAPI Biodiversidade

Rede de pesquisa multidisciplinar formada por especialistas em ecofisiologia vegetal, restauração florestal, microbiologia ambiental, biologia molecular, bioinformática, química, biotecnologia e economia. Desenvolvimento de estratégias biotecnológicas inovadoras para melhorar a diversidade microbiana e a tolerância de mudas arbóreas à seca visando ao aumento do sucesso de programas de restauração florestal em um contexto de mudanças climáticas globais.

NAPI Energia Solar

Visa ser um vetor de desenvolvimento sustentável no Estado, sendo reconhecido pela aplicação do conhecimento científico e tecnológico na área de energia solar, ampliando a oferta de energia limpa e renovável no Paraná nos diversos segmentos da economia no estado, desde a pesquisa básica até a aplicação final desta fonte renovável de energia.

SUPERHUB NANOTECNOLOGIA

É a principal plataforma de colaboração ente a academia e a indústria, para o desenvolvimento de projetos e aplicações inovadoras esustentáveis com Nanotecnologia. Seu foco está inicialmente em saúde, energia e agronegócio, na criação de riqueza, bem-estar social e novos  negócios.

NAPI Educação para a Ciência e Divulgação Científica

Se caracteriza como uma rede de Instituições (Universidades, Institutos de Pesquisa, Museus e Empresas) e pesquisadores que têm interesse nas áreas de Ensino de Ciências e Divulgação Cientifica. Articulado pela Fundação Araucária, através do Edital Ciência na Escola, pretende contribuir de maneira decisiva para a educação e divulgação científica no Paraná através da construção de projetos integrados, compartilhamento de experiências e atuação na formação de pessoas, potencializando a aproximação com a sociedade e em especial com a educação básica. 

NAPI Aeronaves de Pequeno Porte

Solução para o crescimento social e tecnológico com base no ensino e na educação, instigando e atraindo para a inovação e despertando o conhecimento para uma área estratégica que beneficia  importantes setores (agricultura e segurança entre outras).   Parceria da FA com o PTI, IPETEC (IPE Aeronaves), com a Unioeste e  com a Unila (inicialmente). Ação conjunta - academia, Governo, Empresas e Sociedade Civil Organizada. (hélice quádrupla).

NAPI NORTE - Instituto de IA no Agronegócio

A partir da realidade de Londrina, cuja importância local, regional e mundial no agro já é reconhecida, criou-se o Instituto de Inteligência Artificial no Agronegócio para incrementar a qualidade e quantidade de oportunidades para os grupos e centros de pesquisa com soluções demandadas pelas áreas de maior interesse e influência no agro, preparando o estado para novas transformações digitais promovidas pela IA no Agronegócio. Favorecendo a inovação tecnológica, o instituto realizará seleções de projetos estratégicos com o objetivo de captar talentos e agentes de alta especialidade para alcançar as metas das propostas aprovadas.

Em  execução:

NAPI Desenvolvimento Sustentável da Região Trinacional 2020-2040

Baseia-se na colaboração regional e internacional e na aplicação de novas formas de pesquisa-ação voltadas para a orientação estratégica do desenvolvimento regional sustentável. Um banco de projetos e temáticas de pesquisa-ação será definido a partir de uma pesquisa-ação com enfoque prospetivo, que reunirão os atores locais e internacionais. O banco de projetos deverá abordar as dimensões econômica, social, institucional e cultural de desenvolvimento sustentável da região Oeste do Paraná, com foco na fronteira urbana entre Brasil, Paraguai e Argentina, que, com uma população de cerca de 950 mil pessoas vivendo entre 6 municípios dos três países, se constitui como uma Metrópole Trinacional em prospectiva.

NAPI AGRO - Rede Agropesquisa & IDR

Quantificar o escorrimento superficial e a erosão do solo, em megaparcelas,  em sete mesorregiões do Paraná para a geração de dados que permitam o  cálculo dos parâmetros hidrológicos a partir da modelagem dos dados de perda de solo e água, para fundamentar a elaboração dos critérios técnicos para a implantação de práticas de controle a erosão em todo o estado do Paraná, adequados aos tipos de solo e aos manejos e culturas para as diferentes regiões.  Extensão rural, com envolvimento de produtores rurais nas pesquisas.

NAPI Oeste

Desenvolver ações e mecanismos de fomento ao empreendedorismo e a inovação aberta para consolidar o ecossistema de inovação na região Oeste do Paraná, com vistas a promoção da pesquisa, desenvolvimento tecnológico e de inovação no âmbito do NAPI Oeste e Programa Aceleragro.

SRI SUDOESTE

Tem como foco atender demandas das indústrias do segmento e, ao apresentar soluções para problemas apresentados, gerar produtos de inovação e a transferência de tecnologia entre as instituições.

NAPI Biogás e Biometano

Integrar, coordenar e desenvolver ações estruturantes para o desenvolvimento da cadeia produtiva do biogás no Estado do Paraná que promovam a produção científica, tecnológica e de inovação para atender as demandas prioritárias de desenvolvimento estadual, fomentando novas plantas e a geração de emprego, renda e qualificação de recursos humanos.

Rede Paranaense de Coleções Biológicas – NAPI-Taxonline

Baseia-se na colaboração entre as coleções biológicas científicas do Estado do Paraná. A Rede está em andamento desde dezembro de 2005. Seu início se deu com o objetivo principal de informatizar e disponibilizar as informações contidas nos acervos das coleções biológicas científicas do Estado do Paraná pela internet, porém, com seu crescimento e fortalecimento a Rede passou a ter um maior envolvimento dos pesquisadores/curadores e hoje é um grupo de instituições com objetivos comuns que vão muito além da informatização de seus acervos.

GALERIA DE IMAGENS