Pesquisadores da UTFPR estudam possibilidades para o desenvolvimento no litoral do Paraná 15/12/2020 - 21:37

Inovação, empreendedorismo e sustentabilidade são, com certeza, algumas das palavras que vêm ocupando cada vez mais espaço na administração pública.  Pensando nisso, Silvestre Labiak Junior, pesquisador e professor do Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), busca, desde seu mestrado, também pelo PPGTE, compreender e analisar as temáticas supracitadas. O presidente e o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig e Luiz Márcio Spinosa, respectivamente, também participarão do evento.

Em conjunto com pesquisadores de outras instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Universidade do Estado do Paraná (Unespar) e da própria UTFPR, o Sistema Regional de Inovação (SRI) do Litoral do Paraná, coordenado por Labiak, esteve durante o ano de 2020 desenvolvendo um projeto de maturação e estruturação em várias redes de atores para o desenvolvimento do litoral paranaense, a partir da perspectiva do empreendedorismo inovador e sustentável. O projeto representa uma parceria institucional entre a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (FUNESPAR) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e conta com o apoio de uma rede de colaboradores locais.

Anteriormente, Labiak já havia participado da implementação do SRI Sudoeste, que, como o próprio nome sugere, integra a região sudoeste do estado do Paraná. De acordo com o pesquisador, a implementação do SRI Sudoeste foi um sucesso, apresentando resultados e impactos que modificaram positivamente a cultura local: "A cultura local propicia a cooperação ajudou muito no desenvolvimento do SRI, assim como o nível de competitividade local também impulsionou o desenvolvimento regional pautado na inovação".

Já no SRI Litoral, Labiak relata que as dificuldades se apresentam em questões como o baixo nível de empreendedorismo de oportunidade, a ausência de um campus da UTFPR, entre outros indicadores sócio econômicos. No entanto, a região possui diferenciais competitivos vinculados à bioeconomia, à economia do mar, ao turismo sustentável e na presença do Porto de Paranaguá, um grande indutor na área de logística.

Todas as propostas de inovação desenvolvidas pelo SRI Litoral serão apresentadas no livro "Sistema Regional de Inovação do Litoral do Paraná – do conceito à aplicação". A obra promete servir como um referencial técnico e científico para a implementação do SRI, e conta com a participação de autores das mais diversas áreas, como Comunicação, Governança Pública, Educação e Sustentabilidade. O livro estará disponível nos formatos digital e impresso, e seu lançamento acontece por meio de uma transmissão ao vivo na quarta (16), às 17h, pelo youtube. Todos os presentes receberão um link para download gratuito do livro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.