O Tecnova II também financiará projetos de pesquisa e inovação voltados à prevenção e enfrentamento do coronavírus 25/02/2021 - 23:44

O Programa Tecnova II, em caráter excepcional, terá como finalidade secundária o apoio a projetos de pesquisa e inovação que visem contribuir no desenvolvimento de novas soluções com foco emergencial no enfrentamento da pandemia da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves.

As áreas prioritárias que receberão financiamento pelo Programa Tecnova II são: Agronomia (Agricultura/Agronegócio);Saúde (Ciências da saúde/Biomedicina/Biotecnologia);Energias Alternativas; Metalmecânica/Eletroeletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação.

O Tecnova II tem como objetivo constituir uma oportunidade de projetar o setor produtivo estadual no contexto nacional de incentivo à inovação tecnológica, ao identificar novas ideias e estimular novos talentos (muitas vezes anônimos) presentes no âmbito das micro e pequenas empresas paranaenses. 

Será implantado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, sendo executado pela Fundação Araucária e a Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (FINEP-MCTI). O Programa conta ainda com o apoio das superintendências de ciência, tecnologia e ensino superior (SETI)  e da geral de inovação (SGI), do SEBRAE/PR e do SENAI/PR.

O recurso total disponível neste edital é de R$ 9.500.000,00. Os recursos disponibilizados nesta chamada serão destinados à subvenção econômica de até 25 projetos de inovação tecnológica, em sua totalidade.

Conheça algumas empresas que receberam recursos na primeira edição do Tecnova:

- FULL TIME AUTOMATION: Trabalha com soluções em automação industrial, com atendimento específico e priorização de prazos dos projetos. Nasceu por meio da Apex Control, uma empresa dedicada ao fornecimento de instrumentos, equipamentos e serviços para processos e utilidades em todos os segmentos industriais.

O projeto da FULL TIME que envolve pesquisa e inovação é referente ao desenvolvimento de um hardware que otimizou a instalação de produtos da empresa, unindo o máximo de etapas possíveis em um processo único.

- F123 Consulting:  Criou o software F123 Access CRM, que expande a funcionalidade do complemento de navegador web F123 Access para melhorar a acessibilidade do sistema de relacionamento com clientes SuiteCRM. O empresário, empreendedor, ou colaborador cego, pode usar a versão padrão do SuiteCRM já que correções de problemas de acessibilidade são feitos pelo F123 na cópia do código armazenada em seu navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Em outras palavras, o F123 Access CRM permite que o usuário com deficiência visual use o CRM sem a necessidade de esperar que os desenvolvedores do sistema arrumem os diversos problemas de acessibilidade da interface do software. Além de melhorar a acessibilidade do SuiteCRM, o F123 Access também permite melhorar a acessibilidade de uma enorme variedade de páginas web, de forma automática, em muitos casos.

- Tecverde: Desenvolveu a tecnologia de unifamiliar para residências multifamiliares de até cinco pavimentos. O desenvolvimento da inovação exigiu repensar a concepção do produto, elaborar novas soluções de impermeabilização e segurança contra incêndio e um novo processo de montagem para adequar o sistema construtivo. Tais ações permitiram novas soluções de entrepiso, proteção contra incêndio, revestimento de fachada, sistema de cobertura, alimentação de gás e impermeabilização de áreas molhadas e molháveis.

Com esta tecnologia o aumento da produtividade está três vezes maior e outro fator muito importante neste projeto é a utilização de madeira de reflorestamento, contribuindo desta forma, com a sustentabilidade do estado e do país como um todo. O objetivo é a construção de prédios usando desta tecnologia em apenas cinco dias e com baixo custo à população.

A submissão das propostas pode será realizada até o 15/03/2021.

Mais informações: tecnovapr@fundacaoaraucaria.org.br /www.fappr.pr.gov.br – Programas Abertos