Missão Técnica Virtual começa com a apresentação do Sistema e Ambiente de Inovação em Saúde do Paraná e do Reino Unido
28/06/2021 - 21:45

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Fundação Araucária (FA), com o apoio da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Embaixada Britânica realizou, nesta segunda-feira (28), a solenidade de abertura da Missão Técnica Virtual Araucária e UK: Healthtech Cooperation.

A missão visa posicionar o Reino Unido como parceiro estratégico da Araucária e de players do Paraná nos segmentos de educação, inovação e pesquisa voltados à saúde.O evento se estenderá até quinta-feira (01/07) e será transmitido pelo canal da Fundação Araucária no YouTube: https://youtube.com/channel/UCgsg5lU-RLiy6I5wdAf3oLQ.

“Essas parcerias auxiliam na implantação de uma política de internacionalização que promova a interação dos nossos pesquisadores no Paraná com pesquisadores de outros países.Com isso, podemos focar na preocupação da produção de ciência, tecnologia  e pesquisa orientada pelas demandas de desenvolvimento tanto do Paraná como dos países parceiros. Queremos aproveitar este momento para que os principais atores do ecossistema de inovação em saúde apresentem novas tecnologias, pesquisas e projetos com aplicação no dois países”, ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

O Paraná é o Estado que proporcionalmente mais investe em ciência e tecnologia no Brasil. Possui   sete Universidades estaduais e cinco federais bem distribuídas por todo o território, mantidas com recursos da sociedade que paga seus impostos e espera o retorno de seu investimento. Essas Universidades estão entre as melhores do país e precisam ampliar a cooperação internacional para que possam crescer em qualidade e reconhecimento fora do país. O Reino Unido é, portanto, um parceiro estratégico tanto pela qualidade da ciência que desenvolve como pela importância das suas Universidades.

“Vivemos em um mundo em que cada vez mais esforços de cooperação devem ser empreendidos como forma de construir soluções para os grandes desafios que se colocam. Particularmente neste momento em que uma pandemia nos desafia a rever o significado de nosso modo de vida e refletir sobre os valores nos quais nossa cultura é construída. Se por um lado não podemos estar fisicamente juntos no mesmo espaço para realizar debates, por outro, habituamo-nos a ter grandes encontros virtuais nos quais é possível reunir mais pessoas, com menos impacto para a economia e planeta, construindo abordagens e valorizando sinergias”, destacou a chefe da coordenadoria de ensino superior da Seti, Gisele Onuki, que também representou o superintendente geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

A Fundação Araucária tem apoiado diversas parcerias por meio de convocatórias e iniciativas do Fundo Newton, iniciativa do governo britânico, a fim de promover a  internacionalização de universidades que mostram seu compromisso com o desenvolvimento de longo prazo do sistema de pesquisa e inovação, e visões estratégicas de setores e prioridades.

“O principal objetivo dessa missão é posicionar o Reino Unido como parceiro estratégico da Fundação Araucária e do estado do Paraná nos segmentos de educação, inovação e pesquisa com foco na área da saúde.Nosso papel na missão virtual é apoiar conexões entre o sistema de pesquisa e inovação do Paraná com o do Reino Unido, por meio de parcerias com instituições de ensino superior e conselhos de pesquisa”, destacou o presidente do Conselho Britânico, Andrew Newton.

No primeiro dia do evento foram apresentados o Sistema e Ambiente de Inovação em Saúde no Paraná e Reino Unido, pelo diretor médico da HealthYou, empresa dedicada  à Tecnologia em saúde e agente internacional da Araucária – Jorge Edison Ribeiro e pelo especialista em inovação da equipe DIT Healthcare, Life Sciences e Chemicals Trade and Investment - Zahid Latif,  respectivamente.

“Esta missão virtual é uma oportunidade para aumentar e fortalecer os vínculos entre os dois países em um setor crítico que é a saúde. O sistema de saúde britânico, o NHS, inspirou a criação do sistema brasileiro, o SUS, e tantas formas de colaboração emergem dessa interação. Queremos firmar o Reino Unido como um parceiro estratégico em pesquisa e inovação para o setor de saúde, abrindo portas para oportunidades comerciais.”, informou o cônsul honorário no Paraná, Adam Patterson. O diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, o diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, Gerson Koch, a  coordenadora de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Paraná, Eliane Segati Rios Registro, e atores estratégicos das áreas de saúde, inovação e educação tanto do Paraná como do Reino Unido também participaram do evento.

Confira a programação dos  próximos dias:

Sessão 2: Roundtable – Papel das Universidades no Ecossistema de Saúde Britânico e Paranaense – Oportunidades Comerciais e em Pesquisa (29/06, 9h-11h30).

-    Temática: Transformação Digital na Área da Saúde

-    Apresentação- Possibilidades de cooperação C,T & I

-    Prof. Jorge Edison Ribeiro – questões norteadoras – Q&A

•     UK:  Oxford – Deborah Spencer (Deputy Head of Innovation & Business Partnerships Team/University Lead, UK Industrial Strategy), and Dr Amanda Rodrigues Amorim Adegboye (Faculty of Health & Life Sciences).

•       Universidades do PR: Claudia Moro Barra (PUC/PR), Sérgio Pacheco (UNILA), Alexandre Paschoal (UTFPR), Tsen Chung Kang (Vale do Genoma), David Figueiredo (UNICENTRO – pesquisas NAPI Genômica). 

Sessão 3 - As instituições de apoio e fomento à inovação (30/06, 9h-11h)

•        Jorge Callado (Tecpar),  Fabrício Marchini (FiocruzIBMP), Victor Donaduzzi (Biopark), Paulino Lorenzo (Cilla Tech Park), Karen Parron (Grupo Salus) 

•        Guilherme Johnston (Connected Places Catapult)

•        Formato: apresentações e Q&A no final.

Sessão 4 – Colaborações em Pesquisa – Research Councils (01/07, 9h-11h)

•       Representantes das seguintes organizações Luiz Marcio Spinosa (Fundação Araucária), Zaíra Turchi (CNPq), Flávia Cerqueira (CONFAP); Marcelo Camargo (FINEP).

•        Frances Medaney (Innovate UK UKRI), Melissa Lennartz-Walker (MRC UKRI).

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias