MCTI lança 2ª edição do Programa Centelha, de apoio à geração de empreendimentos inovadores 31/08/2020 - 22:56

Com o objetivo de incentivar a cultura empreendedora em todo o país e apoiar novas ideias, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou nesta segunda-feira (31/08) a 2ª edição do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha.

Na nova etapa, estão previstos investimentos de R$ 105 milhões. A expectativa é apoiar a capacitação de 50 mil empreendedores, a criação de 1.350 novas startups e a promoção da cultura empreendedora em 26 Estados e no Distrito Federal. De acordo com o cronograma estabelecido, os parceiros estaduais devem lançar os editais de seleção do programa no segundo semestre de 2021, visando à captação de ideias inovadoras dos empreendedores.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Astronauta Marcos Pontes, destacou a atuação do MCTI e da Finep, em parceria com o CNPq e o Confap, para execução do Programa Centelha nos estados brasileiros, e para apoiar talentos empreendedores nas várias regiões do País. “Com um programa como o Centelha II que se espalha pelo Brasil todo através dessas parcerias, levando em conta as diferenças sociais, e as diferentes vocações em cada uma dessas regiões, imagine a quantidade de cérebros, e ideias interessantes que estão nesses estados, muitas vezes sem acesso, e que agora começam a ter acesso a recursos [via Centelha] para transformar essas aspirações em realidade”, disse o Ministro. 

O presidente do Confap, Prof. Fábio Guedes Gomes, ressaltou que a segunda edição do Centelha é lançada justamente em uma época delicada para o país. “Estamos em um momento muito importante, em que nós alcançamos uma taxa de desemprego muito elevada, e o Programa Centelha, se mostra de fato, uma semente que pode progredir e trazer à tona jovens e pessoas inovadoras. As expectativas [para a 2ª edição do programa] são muito grandes.”

Editais

No evento desta segunda-feira foram divulgados dois editais do programa: uma carta-convite da Finep/MCTI voltada para a seleção pública dos parceiros estaduais do programa e um edital de chamamento público do MCTI voltado para a seleção de uma Organização da Sociedade Civil para colaborar com o ministério na execução do projeto.

Histórico – Programa Centelha

Parceria do MCTI com as vinculadas Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além do Conselho Nacional das fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa (Confap), o Centelha já se configura como o maior programa de empreendedorismo inovador do país. Em sua primeira edição, com início em 2019, o Centelha atingiu a marca de 15,2 mil ideias inovadoras submetidas em 19 estados, envolvendo mais de 38 mil participantes em suas equipes.

A grande maioria das ideias encontra-se em estágio inicial, sendo que mais de 7 mil estavam na fase da ideia inovadora e cerca de 3,5 mil em protótipo conceitual. O programa tem conseguindo captar ideias em áreas relevantes para o desenvolvimento nacional, com destaque paras as temáticas de Tecnologia Social, TI e Telecom, Automação industrial, Biotecnologia e Genética, Inteligência Artificial e Machine Learning, Internet das Coisas – IoT, Química e Novos Materiais.

Carta Convite MCTI/FINEP – Centelha II: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas

Edital de Chamamento Público MCTI nº 144/2020:https://www.gov.br/mcti/pt-br/acesso-a-informacao/editais/edital-no-144-2020-sei-mctic

Para mais informações sobre o Centelha acesse: programacentelha.com.br

 

Fonte: com informações de MCTI.