Governo do Estado lança o Programa Centelha Paraná 15/06/2020 - 22:20

O Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária, das Superintendências de Inovação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Sebrae e do Senai promoveram, nesta segunda-feira (15), o evento online de lançamento do Programa Centelha.

“A ciência, a tecnologia e a inovação sempre serão apoiadas pelo Governo do Paraná. É por meio da união, força e sincronia de todos os órgãos públicos, privados e segmentos da sociedade que podemos promover o desenvolvimento do País e consequentemente benefícios para a população”, enfatizou o chefe da casa civil, Guto Silva.

A solenidade contou com a participação de aproximadamente 180 pessoas, englobando coordenadores das agências de inovação, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação e pró-reitores de extensão das universidades estaduais, federais e privadas do Estado. O setor produtivo paranaense e órgãos federais de extrema relevância para a ciência brasileira também participaram do evento. O lançamento também foi transmitido por meio do YouTube.

“Quero parabenizar a FINEP e a Fundação Araucária pelo trabalho e investimento em ações que promovem a geração de empregos, e também fazem com que as ideias saiam do papel e sejam implantadas no Estado. Tudo isso faz com que o Paraná seja cada vez mais reconhecido como um dos Estados mais inovadores do País”, disse o superintendente de inovação, Henrique Domakoski.

O programa irá oferecer recursos financeiros de até R$ 60 mil por projeto contemplado. A meta é apoiar de 27 a 30 novos empreendimentos inovadores.

“Temos clareza em utilizar a alta qualificação que temos na academia para auxílio na criação de riqueza e renda para o Estado e também na transformação da ciência e tecnologia em inovação, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

O superintendente da ciência, tecnologia e ensino superior Aldo Bona comentou sobre a importância do material humano qualificado que o Paraná possui. “O Estado possui um sistema de ciência, tecnologia e inovação muito consistente e que abrange todo o Paraná. Essas áreas estão cada vez mais próximas da população e esse fator faz com que mais públicos tenham acesso aos benefícios gerados”.

O Centelha

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. O programa oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

“Agradeço o trabalho de todos envolvidos, da equipe da FINEP e ressalto que o Paraná tem um potencial imenso para não só gerar novas ideias, mas também para implantá-las”, comentou o presidente da FINEP, General Waldemar Barroso Magno Neto.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora Inovação e Pesquisa (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação CERTI.

“A ideia dos novos arranjos de pesquisa e inovação desenvolvida pela Fundação Araucária é extremamente coerente com a linha de ação que seguimos. O Brasil possui uma teia de ecossistemas de inovação diferenciada, e é justamente essa diversidade que faz com que consigamos alavancar recursos”, informou o secretário de empreendedorismo e inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Paulo Alvim.

No Paraná, o Centelha é executado pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), no escopo do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Startup Life.

“O Centelha Paraná contará com recursos totais de R$ 1.665 milhão, sendo R$ 1.110 milhão provenientes da Finep, e R$ 555 mil de contrapartida do Estado. Essa chamada pública é dividida em cinco grandes etapas: as inscrições das ideias, o projeto de empreendimento e de fomento, a abertura de empresas e contratação, e por fim, o acompanhamento dessas empresas. É uma excelente oportunidade para as empresas conseguirem recursos e serem reconhecidas pelos seus projetos”, disse o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz, Márcio Spinosa.

O presidente do CNPq, Evaldo Vilela também participou da solenidade de lançamento do Programa Centelha no Estado. “Parabenizo o Paraná, pois tem  um patamar diferenciado, grande número de profissionais capacitados, e por esse motivo, precisa de mais programas como o Centelha, pois possui uma massa crítica e um setor produtivo solidificados”. O gerente regional leste do Sebrae – PR, Joailton Antonio Agostinho, e o gerente de inovação e produtividade do Senai ,Felipe Couto, também participaram do evento e fizeram uso da palavra.

Edital Design Inovador

Nesta segunda-feira (15), também foi lançado o edital Design Inovador. Esse programa tem como objetivo aproximar a comunidade científica das Instituições do Ensino Superior ao setor comercial e industrial da sociedade.

Tem ainda como foco a transformação de invenções em inovações. A Chamada dispõe de até R$ 600.000,00, para apoiar projetos de até R$ 200.000,00.

Saiba mais:

Programa Centelha - Nova Versão (PDF)

Programa Design Inovador (PDF)

Página de Programas Abertos em www.fappr.pr.gov.br

Site do Programa Centelha