Fundação Grupo Boticário busca soluções inovadoras para desafios do oceano 01/05/2021 - 01:27

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções para desafios ambientais contemporâneos, a Fundação Grupo Boticário lança nova edição da teia de soluções, processo de cocriação de projetos, capacitação, mentoria e apoio técnico e financeiro. Em parceria com a Fundação Araucária, esta edição traz o tema oceano. Buscam-se propostas inovadoras para fomentar o turismo responsável em favor da biodiversidade marinha, reduzir a poluição no oceano e mitigar os efeitos da crise climática nas cidades costeiras.

As soluções apresentadas podem ser voltadas a toda costa brasileira – sendo que a Fundação Araucária terá atenção direcionada às soluções para os municípios costeiros do Paraná, especificamente. A seleção é voltada a pessoas de todo o Brasil com idade a partir de 18 anos e pretende mobilizar profissionais de várias áreas do conhecimento, como Tecnologia e Inovação, Engenharia, Biologia, Oceanografia, Ecologia, Comunicação, Marketing, Negócios, Economia, Ciências do Mar, Design, Desenvolvimento, Programação e Sustentabilidade, além de pesquisadores e acadêmicos.

As inscrições estarão abertas até 14 de maio de 2021 e podem ser feitas pelo site camp.teiadesolucoes.com.br. As melhores soluções seguem para o Camp Oceano, um evento de três dias para aprofundar conhecimentos e trocar experiências. Na sequência, um grupo menor avança para etapa de mentoria com especialistas. Para serem estruturadas, as melhores soluções – com ideias inovadoras, replicáveis e economicamente viáveis – concorrerão a apoios que, somados, podem chegar a até R$ 1,5 milhão.

O gerente de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Emerson Oliveira, explica que a teia de soluções – Camp Oceano tem como premissas a conservação da natureza e o estímulo ao desenvolvimento socioeconômico. “Buscamos soluções que gerem impactos positivos e duradouros para conservação de nossas áreas costeiras e marinhas, promovendo também benefícios para as pessoas e comunidades, inclusive para superar dificuldades impostas pela pandemia que vivemos. Esperamos encontrar soluções multidisciplinares e inovadoras, escaláveis e financeiramente sustentáveis”, ressalta.

Sobre a teia de soluções

Lançada em 2020 com dois processos seletivos, a teia de soluções estimulou o desenvolvimento de projetos voltados ao turismo responsável em áreas naturais e à Grande Reserva Mata Atlântica – o maior remanescente do bioma no Brasil. Ao longo dos processos, 43 projetos foram acompanhados e estruturados com mentoria e apoio técnico. Ao final, seis foram selecionados para receber apoio financeiro e serem impulsionados.

Serviço

teia de soluções – Camp Oceano
Inscrições até 14 de maio de 2021
Realização: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com Fundação Araucária

Saiba mais: camp.teiadesolucoes.com.br

 

Fonte: Fundação Grupo Boticário.