Fundação Araucária divulga resultado preliminar da Fase 1 do Programa Centelha 23/09/2020 - 11:58

A Fundação Araucária divulgou, nesta terça-feira (22), o resultado preliminar dos 200 projetos selecionados para a Fase 2 do Programa Centelha Paraná. O programa visa estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Estado do Paraná.


Serão investidos no programa R$ 1.665.000,00 pelo Governo do Estado e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os projetos aprovados nesta fase são provenientes de 30 municípios. O Programa Centelha Paraná é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operado pela Fundação CERTI e executado no Paraná pela Fundação Araucária. 


Próximos passos - Devido ao grande número de pessoas infectadas pelo coronavírus, a Diretoria Executiva da Fundação Araucária seguirá as orientações determinadas pelo Governo do Estado Paraná com relação ao enfrentamento à Covid-19 e por esse motivo os recursos dessa fase deverão ser enviados, exclusivamente, para o email centelhapr@fundacaoaraucaria.org.br . Prazo para interposição do recurso via email é até o dia 02/10/2020. 


O resultado da Fase 1 e mais informações constam na página da Fundação Araucária  http://www.fappr.pr.gov.br/Programas-Abertos

Fase 2 - Na segunda fase os proponentes que foram selecionados deverão elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances de a ideia gerar um bom negócio. 
A terceira fase – pela qual passam até 100 das propostas ainda em jogo – consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio.


Ao final, até 30 projetos serão contemplados, cada um com R$ 60 mil em subvenção econômica, além de outros benefícios oferecidos por parceiros do programa. Ainda, durante seis meses, essas empresas passarão por um processo de pré-incubação com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.