Fórum do CONFAP – Foz do Iguaçu – 2021 promove debates sobre iniciativas de CT&I que propulsionem o crescimento do País 10/12/2021 - 22:24

Com o tema “Inovação a serviço da sociedade”, a solenidade de abertura e as primeiras reuniões de trabalho do Fórum do CONFAP – Foz do Iguaçu foram realizadas nesta quinta-feira (09), no Parque Tecnológico de Itaipu. O encontro tem como principal objetivo enfatizar a importância dos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação, como um dos principais pilares de transformação da sociedade brasileira, e de desenvolvimento social e econômico para o País.

“É com muita alegria que estamos todos juntos novamente nesse que é o primeiro Fórum do CONFAP presencial  depois de realizarmos por dois anos de forma online devido à pandemia do coronavírus. Essa interação é extremamente importante para reconhecermos e apresentarmos iniciativas fundamentais para o crescimento e valorização da ciência, tecnologia e inovação do País”, afirmou o Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Odir Antônio Dellagostin.

O Fórum foi encerrado nesta sexta-feira (10) no final da tarde e para quem não acompanhou o evento da manhã do dia (09) pode ter acesso por meio do canal do CONFAP no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=OR7iS4E33YA

“Trabalhamos em prol de um Brasil que seja forte do ponto de vista da ciência, tecnologia e inovação. E não se trata de uma opção, mas sim de uma contingência que está na concepção do entendimento da importância dessas áreas para a evolução das regiões, estados e País”, disse o Vice-Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - CONFAP, e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Márcia Perales Mendes Silva.

O público-alvo do  Fórum é de Presidentes das Fundações de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil, autoridades federais, estaduais e internacionais que trabalham diretamente com as áreas da ciência, tecnologia e inovação. O Fórum também contou com a presença do e do Vice-Prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Robson Vidal Sampaio.

“É com satisfação que recebemos essa primeira edição presencial em 2021 do Fórum do CONFAP no Paraná. Estado que prioriza a criação de riqueza e renda e a transformação da ciência e a tecnologia em inovação. Além disso, possui uma teia de ecossistemas de inovação diferenciada, e é justamente essa diversidade que faz com que mais recursos sejam alavancados. Com isso, receber autoridades e pesquisadores renomados que propulsionam o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil é fundamental para firmar cada vez mais parcerias e destacar o trabalho que o Governo do Estado vem desempenhando”, salientou o Presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

O Fórum foi co-realizado pela Fundação Araucária e contou com o apoio da Unioeste, da Unila e do PTI.

“Hoje, os olhos da comunidade científica do País estão voltados para Foz do Iguaçu, porque este encontro de órgãos de fomento tanto estaduais como federais representa a grande expectativa desse público para encontrarmos vários caminhos para superar o desafio da continuidade do financiamento deste robusto sistema. Espero que esses dois dias possam orientar como criar cada vez mais redes de colaboração e cooperação entre os estados para que a ciência, tecnologia e inovação sejam motores do desenvolvimento nacional”, informou o Superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Aldo Bona -  que também representou a Patrícia Ellen, Presidente do CONSECTI .

O Diretor Técnico Executivo da Itaipu Binacional - Celso Villar Torino, representando o General João Francisco Ferreira, Diretor Geral da Itaipu Binacional destacou as ações da Instituição que vão de encontro com o escopo discutido no Fórum. “Desenvolver ações inovadoras e com parceiros estratégicos para o atendimento e previsão das necessidades da sociedade torna-se imprescindível. A inovação por meio da tecnologia, do planejamento, da capacitação de recursos humanos e parcerias são aspectos fundamentais neste processo”.

O Diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), General Eduardo Garrido, ressaltou que as discussões abrangidas pelo Fórum são essenciais para o novo modelo de negócios que o PTI vem adotando. “Buscamos a sustentabilidade econômica – financeira por meio do estudo das expertises desenvolvidas para a Itaipu e pela identificação que oportunidades de negócios também surgiam nesse meio. Portanto, o trabalho do setor acadêmico ganha ainda mais espaço, pois nos permite usufruir de todo potencial que os jovens universitários possuem e cabe a nós aproveitar esse potencial. É o que estamos procurando fazer: focar no empreendedorismo e inovação aberta”.

“As Fundações de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil fazem muito pelo País e possuem muita experiência no trabalho que realizam. É muito gratificante participar deste Fórum no Paraná, Estado que pulsa desenvolvimento e é isso que queremos para todo País. Como presidente do CNPq enfatizo eu lutar pela instituição é lutar por um dos locais mais estratégicos para o crescimento do Brasil, por isso devemos priorizar e debater assuntos como os que serão tratados no Fórum”, acrescentou o Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Evaldo Ferreira Vilela.

A Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP também está participando do evento. “Temos aqui agentes de fomento de todos os estados do Brasil discutindo ciência, área que sua relevância ficou ainda mais evidente durante a pandemia. A FINEP não parou, o trabalho exitoso que alcançou se deu por meio de parcerias como a que tem com o CONFAP e que fez com que, por exemplo, empresas e segmentos pudessem ser aprimorados e desenvolvidos”, salientou o Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FINEP - Marcelo Silva Bortolini de Castro, representando o General Waldemar Barroso Magno Neto, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos.

A abertura do Fórum contou ainda com a participação do Diretor de Empreendedorismo Inovador do MCTI - Marcos Cesar Oliveira Pinto, representando o Astronauta Marcos Pontes, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações. “É muito importante nós do Governo Federal participarmos de eventos como o Fórum do CONFAP, para podermos conhecer melhor as instituições para podermos ampliar parcerias. Com isso, a aproximação com as FAPs se fortalece e cria novas oportunidades para outras iniciativas, e alcançar desta forma, um objetivo comum: o de estimular as áreas da ciência, tecnologia e inovação do País”.

No evento, as pessoas puderam ainda conhecer um pouco mais sobre o Sistema Paranaense de Ciência,Tecnologia & Inovação que foi apresentado pela Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Fundação Araucária, Unioeste, Unila por serem as universidades representantes da região Oeste do Estado e pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

Na ocasião também foi assinado um protocolo de intenção de cooperação de parceria para 2022 entre o CNPq e as FAPs, por meio do CONFAP, no qual pretende investir em Programas de Apoio de Bolsas de Pós-Doutorado. A Diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq  - Maria Zaira Turchi, também esteve presente no evento e destacou a importância de iniciativas como essa do protocolo de cooperação.

O primeiro dia do Fórum foi finalizado com uma mesa redonda para avaliação das parcerias do CONFAP com o MCTI e agências nacionais (CNPq, CAPES, FINEP e outras) e parcerias internacionais. Já no segundo dia e encerramento do Fórum a programação contou com relato dos Grupos de Trabalho e representações; avaliação das possibilidades de parcerias entre as FAPs; operacionalização e utilização do InCites; discussão de Editais conjuntos: Amazônia Legal; Pesquisas voltadas para a Biodiversidade e Economia de Baixo Carbono, e por fim, os participantes puderam visitar as dependências do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

Conteúdos (slides/vídeos) apresentados nos dois dias do Fórum: https://confap.org.br/news/conteudos-do-forum-nacional-confap-foz-do-iguacu-pr/

Fotos: Luiz Bernardo Jr. /Unila.

GALERIA DE IMAGENS