Empreendedorismo Social é debatido no Pitch Paraná 27/11/2020 - 16:42

Na última rodada do Pitch Paraná, realizada no último dia (25), quatro startups apresentaram soluções na área de Empreendedorismo Social. Iniciativa do Governo do Estado para identificar ideias inovadoras e tecnologias inclusivas, o Pitch Paraná já trouxe projetos para o Agronegócio, Saúde e Biotecnologia, Governo e Cidades Inteligentes e Indústria 4.0. No dia 2 dezembro será anunciada a startup vencedora de todas as categorias. 

Nesta última etapa foram apresentados os projetos b2b Facilidades para a Hotelaria, Civilizar, Olha o Peixe e See Color – Linguagem Tátil das Cores. 

MEIO DE CAMPO - O aplicativo b2b Hotel aproxima profissionais que querem trabalhar no setor, voltados aos hotéis que precisam contratar trabalhadores temporários. O aplicativo tem alcance nacional e traz como vantagens a redução de riscos trabalhistas na contratação, o gerenciamento de informações e apoio à empregabilidade do setor. 

O Olha o Peixe também faz um meio de campo, no caso entre a comunidade pesqueira paranaense e o consumidor. Funcionando com um clube, o cliente escolhe e recebe em casa, semanalmente, um combo de pescados da época, a preço justo para os dois lados, e ainda tem informações sobre o produto e sugestão de receitas. 

BULLYING - A Civilizar mostrou um sistema de gestão que ajuda escolas e administrações públicas a identificar crianças e jovens entre 4 e 17 anos vítimas de violência física e emocional. A plataforma detecta e monitora casos de bullying, abuso sexual e uso de drogas. 

DEFICIÊNCIA VISUAL - A See Color apresentou um código de linguagem tátil de cores, que atende um mercado de deficientes visuais que chega a 6,5 milhões no Brasil. A empresa criou uma linguagem universal que possibilita a identificação de 94 cores. O código, de fácil aprendizagem, pode ser aplicado em mercadorias, como tecidos e brinquedos, materiais didáticos, entre outros. 

VENCEDORES – O vencedor desta última rodada do Pitch Paraná será anunciado nos próximos dias. Já estão selecionadas para a final, agendada para 02 de dezembro, as empresas IrrigaTech, de Paranavaí, vencedora do tema Agronegócio – AgroTech; Diagnosi Diagnóstico Inteligente, de São José dos Pinhais, da área de Saúde e Biotecnologia; Profissão 4.0, de Prado Ferreira, escolhida como a melhor na categoria Governo e Cidades Inteligentes; e a Getter, de Curitiba, na categoria Indústria 4.0. 

O Pitch Paraná é uma iniciativa da Superintendência Geral de Inovação, vinculada à Casa Civil, com execução da SGI e Celepar, parceria da Fiep, Sebrae, Assespro e Icities e apoio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fundação Araucária, Faciap, PTI, Iguassu Valley, Instituto Legado, Hotmilk e Distritobusca.

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias.