Empreendedores iniciam capacitação dentro do Programa Centelha 12/08/2021 - 14:12

Foi realizada, nesta quarta-feira (11,) a palestra de abertura da etapa de capacitação dos empreendedores com projetos aprovados no Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores Centelha-PR. Estão sendo investidos R$ 1.665.000,00 pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), no apoio a 29 propostas.  

“Esse movimento empreendedor atende à demanda do Governo do Paraná que coloca a inovação entre as prioridades para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Que estes empreendedores sejam grandes geradores de empregos, riqueza e renda”, destacou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária Luiz Márcio Spinosa.
O Programa Centelha-PR tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Paraná. O programa vai oferecer capacitação, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. 

“Vemos o Centelha como mais uma ação importante do Governo do Paraná de apoio aos empreendedores e inovadores paranaenses. O nosso time do Sebrae estará dando todo o suporte necessário nesta jornada de capacitação”, ressaltou o coordenador de Startup e Inovação do Sebrae-PR, Rafael Tortato. 

A abertura do programa contou com a palestra do diretor fundador da Prevention & ADAM Robo, Juliano Santos. A tecnologia realiza testes de acuidade visual, verifica e mapeia a capacidade do olho em distinguir detalhes espaciais, identificando o contorno e a forma dos objetos.

Ao contar os desafios enfrentados no início de sua trajetória, o empresário destacou que os novos empreendedores devem ter resiliência diante dos vários obstáculos que terão que enfrentar. “Nesta área de inovação é preciso ver os problemas como oportunidades de crescimento. O problema é uma oportunidade disfarçada para o surgimento de uma nova startup que vai trazer a solução para este problema”, comentou Juliano. 

Durante o evento foi apresentado o cronograma de atividades que conta com capacitação nas temáticas de desenvolvimento de produto, modelo de negócio e interação com clientes e investidores. Serão realizados workshops e mentorias. Também haverá auxílio aos empreendedores com conexões estratégicas com diferentes atores do ecossistema e outras oportunidades de desenvolvimento e fomento. 

O Centelha-PR é realizado pela Fundação Araucária com o apoio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e do Sebrae-PR.