Diretoria Executiva da Araucária participa do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação 18/11/2021 - 22:03

O Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) da UniCesumar é o organizador da 11 ª edição do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (CIKI), que está acontecendo na instituição, em Maringá, entre os dias 18 e 19 de novembro, na modalidade virtual (por meio do site ciki.ufsc.br ). O presidente e diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig e Luiz Márcio Spinosa também participaram do evento.

Nesta edição, o tema escolhido foi “Sociedade Digital para o Desenvolvimento Sustentável”.  O objetivo é criar dentro do ambiente virtual um espaço de interação entre pesquisadores, com discussões sobre teorias, metodologias, técnicas, ferramentas e experiências para o desenvolvimento e a aplicação de engenharia, mídias do conhecimento e inovação.

Um dos organizadores, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, professor de Mestrado em Gestão do Conhecimento da UniCesumar, ressalta a importância do CIKI: “É um dos mais importantes eventos científicos da América Latina onde os pesquisadores podem interagir e submeter suas pesquisas. É um orgulho pra UniCesumar organizar um encontro desse nível”.

O CIKI é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Já passou por Brasil, Espanha, Equador, Colômbia, México e Panamá. Pesquisadores de todo o Brasil e da América Latina estão participando do evento, por meio da submissão de suas pesquisas na forma de artigo por meio do site http://www.ciki.ufsc.br/

A cerimônia de abertura aconteceu nesta na quinta-feira (18/11)   no Auditório D. Guilhermina,  Bloco 7, com a presença dos reitores das instituições envolvidas, incluindo  Wilson de Mattos Silva, reitor da UniCesumar, além do coordenador Emérito do CIKI, Paulo Selig.

Na sequência, Ramiro Wahrhaftig,  Presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, falou sobre “Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação”.

A manhã terminou com uma mesa virtual sobre “Transferência de tecnologia em ambientes de inovação”, com os conferencistas: Josep Miquel Piqué Huerta (Barcelona),  Marli Elizabeth Ritter dos Santos (Consultora independente em Transferência de Tecnologia) e  Juan Pablo Suárez Chacón (Equador). A moderação foi de  Hilka Pelizza Vier Machado (UniCesumar).

No período da tarde, em modo virtual,  às 14h, aconteceram as Sessões de Networking & Coprodução.  O primeiro tema foi “Iniciativas práticas da Gestão do Conhecimento: oportunidades do setor de software da região de Maringá“.  A coordenação foi do professor da UniCesumar, Nelson Tenório.

Também foram realizadas sessões sobre “Gestão do Conhecimento em uma empresa da indústria de Software” (com Steffi Aline Stark Becker, professora da UniCesumar); “Instrumento para investigação dos processos de Gestão do Conhecimento em PMEs da indústria de software”  (Danieli Pinto, UEL)

No Inspira Space, dentro do campus da UniCesumar, os pesquisadores estiveram nas sessões sobre “Sustentabilidade nas cidades brasileiras” (Roberto Carlos dos Santos Pacheco, UFSC); “Programa CEURS: Municipalização da Agenda 2030” (Mônica Ramos Carneiro) e “Parlamento e a promoção de cidades inteligentes”  (Valdir Fernandes UTFPR).

No final da tarde, às 16h, uma mesa redonda debateu, de forma virtual, o tema “Prospecção Tecnológica como ferramenta de Gestão do Conhecimento e de Desenvolvimento Econômico e Sustentável", na qual o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa também fez parte. O dia terminou com o lançamento de livros científicos.

Na sexta feira (19/11) , às 8h30,  a mesa redonda virtual vai debater o tema “Educação Digital na Pós-Graduação”  com os conferencistas João Alvaro Carvalho (Universidade do Minho),  Neri dos Santos  (EGC/UFSC e Instituto Stela) e César Sánchez-Olavarría (Universidad Autónoma de Tlaxcala). Moderação de Roberto Pacheco (UFSC).

O final da manhã termina com a mesa redonda sobre “Cultura empresarial en la era digital”  com Raffaelle Trapasso (França); Michel Galván (México) e Eysel Adolfo Chong (Panamá) e Fernando Daniels  (moderador). No período da tarde, haverá sessões paralelas, apresentações de trabalhos e lançamentos de livros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UniCesumar.