Desenvolvimento integrado, sustentável e inovador da Metrópole Trinacional é tema de evento 21/08/2020 - 18:09

Nas próximas terça e quarta-feira (25 e 26/08) acontece o Seminário do NAPI Trinacional para discutir estratégias de desenvolvimento integrado, sustentável e inovador a partir de uma Metrópole Trinacional em prospectiva. Um dos objetivos é fortalecer a redecomposta por pesquisadores, sociedade, poder público e iniciativa privada, além de apresentar informações sobre a economia, sociedade e ambiente da região. O evento, online, será realizado das 10 às 12h.

Esta é mais uma ação da Fundação Araucária por meio da coordenação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) de Desenvolvimento Sustentável da Região Trinacional 2020-2040. Durante o seminário será discutido o papel da C,T&I como fator de desenvolvimento, ao buscar soluções práticas para as questões-chave de um território. Cada país vizinho apresentará informações acerca de aspectos econômicos, sociais e ambientais relevantes para o processo de reflexão acerca de uma Metrópole Trinacional Sustentável em prospectiva.

As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/zSFgvfBA9G8LWB2u6

Parceria: Este NAPI Trinacional, proposto pela UNIOESTE e Fundação Araucária, conta com parceiros nos três países vizinhos além da França. Algumas das instituições participantes são: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Codetri (Conselho de Desenvolvimento Trinacional),Codespi (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Puerto Iguazú), Universidad Privada del Leste (UPE), Parque Nacional do Iguaçu (Parna Iguaçu), IMT Mines Alès, entre outras. São mais de 25 instituições dos 4 países, articuladas nessa iniciativa.

Este NAPI tem como objetivo proporcionar pesquisa e inovação que deem suporte ao Estado no processo de tomada de decisões em relação ao desenvolvimento da Região, mediante um entorno inovador e dinâmico de pesquisa-ação entre o mundo acadêmico e as instituições territoriais, respeitando as particularidades, competências e interesses de maneira ética e organizada.