Conservathon anuncia as três melhores soluções para a proteção da Grande Reserva Mata Atlântica 23/10/2020 - 16:46

A Fundação Araucária e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza anunciaram nesta quinta-feira (22) os vencedores do Conservathon, maratona de ideação que reuniu mais de mil pessoas com o objetivo de propor soluções inovadoras para o desenvolvimento e a conservação da Grande Reserva Mata Atlântica – o maior remanescente contínuo do bioma no Brasil, abrangendo três estados e 48 municípios.

As três ideias mais criativas foram a Mistura, modelo socioeconômico para auxiliar pescadores artesanais a reduzirem as perdas com a pesca acidental (quando a espécie pescada é diferente daquela pretendida pelo pescador e, por isso, acaba sendo descartada); a Smart Harpia, um sistema customizado de monitoramento ambiental remoto para facilitar a gestão de áreas naturais; e a Avanti, sistema de reconhecimento facial para o controle do fluxo de pessoas em unidades de conservação. Elas receberão, respectivamente, os prêmios de R$ 10 mil, R$ 5 mil e R$ 2 mil.

Ao longo de três dias de evento, os participantes tiveram de criar ideias que contribuíssem para a implementação de unidades de conservação, gerassem alternativas para alavancar cadeias produtivas da sociobiodiversidade ou representassem soluções sustentáveis e eficientes para o transporte terrestre e marítimo na Grande Reserva. “O Conservathon mostrou o interesse de centenas de pessoas de todo o Brasil em cocriar e contribuir com soluções inovadoras e criativas que aliem a conservação da natureza com o desenvolvimento socioeconômico da Mata Atlântica. A construção de uma economia sustentável, centrada no respeito ao meio ambiente, é o caminho do futuro”, diz a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes. O evento reuniu participantes de diferentes nacionalidades, de 276 cidades e 25 estados brasileiros.

Para a oceanógrafa Eduarda Oliveira Jeremias, representante da Mistura, o Conservathon foi um processo de intensa criatividade que possibilitou o fortalecimento do projeto. “Foi muito bacana vivenciar os três dias de evento em um processo intenso. As equipes premiadas e selecionadas têm propostas diferentes, mas todas com um objetivo em comum”, diz.

Representante da Smart Harpia, o biólogo Leandro Angelo Pereira reconhece que iniciativas como o Consevrathon são importantes para mudar o modelo vigente de desenvolvimento socioeconômico. “Estou muito emocionado de colocar o litoral do Paraná no pódio. Ter essa oportunidade de apresentar nossas ideias para outras pessoas conhecerem um pouco mais do litoral é fundamental. Agradeço à Fundação Grupo Boticário e à Fundação Araucária, que estão conseguindo passar um recado de mudar a visão de que desenvolvimento econômico e conservação da natureza não podem andar juntos. Dá para trabalhar junto”, comenta.

Por fim, o representante da AVANTi Gustavo Henrique Freitas, profissional da área de tecnologia e software, revela ter ficado surpreso com a conquista. “Foi uma surpresa grande. Estamos todos muito felizes na equipe, mas no final é a natureza que ganha.”

Segunda etapa

Além das três ideias melhores colocadas, foram selecionadas as 15 propostas que apresentaram maior potencial de execução. Essas ideias passarão por um processo de mentoria on-line e aceleração ao longo de 15 dias. Ao final, os projetos que demonstrarem maior viabilidade de execução receberão apoio financeiro, somando até R$ 600 mil. “A Fundação Araucária também tem como prioridade criar estratégias e ações para o atendimento de necessidades específicas da comunidade científica e consequentemente da população, e de motivar projetos que tenham como base a inovação. Portanto, temos a honra de fazer parte dessa iniciativa que é o Conservathon e comprovar mais uma vez o potencial inovativo que o Paraná possui. Parabéns a todos que participaram desse evento, público totalmente formado por gente do bem trabalhando para o bem, esta é a alma do Conservathon”, destacou o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

Entre os projetos classificados para a próxima etapa, estão o Tiêtour, projeto de turismo virtual no qual os espectadores podem acompanhar lives e fazer trilhas virtuais enquanto guias passam informações sobre a fauna e flora; o Caiçara, e-commerce para divulgar produtos e serviços de comunidades caiçaras e que utiliza uma moeda digital para que as transações possam ser feitas com ou sem internet; e o Smart-GRMA, aplicativo para ajudar gestores de unidades de conservação a armazenar e sistematizar dados de fiscalização e monitoramento de faunas, focando na melhoria das ações de proteção e manejo. Os 15 selecionados podem ser conhecidos no link https://www.youtube.com/watch?v=fWVaP4n-LYg&feature=youtu.be

As 3 ideias mais criativas foram:

Equipe 49 – Mistura (modelo socioeconômico para auxiliar pescadores artesanais a reduzirem os impactos da pesca acidental)

Equipe 20 – Smart Harpia (customização em monitoramento ambiental remoto por meio de módulos interligados para auxiliar o gerenciamento de áreas naturais)

Equipe 46 – AVANTi (sistema de reconhecimento facial para o controle do fluxo de pessoas em Unidades de Conservação)

As 15 ideias com maior potencial de execução foram:

Equipe 49 – Mistura

Equipe 20 – Smart Harpia: customização em monitoramento ambiental remoto

Equipe 46 – AVANTI

Equipe 90 – Conecta Grande Reserva

Equipe 25 – SMART-GRMA

Equipe 70 – Caiçara

Equipe 36 – AvenTurismo

Equipe 81 – Arapuã

Equipe 19 – Turistlântica

Equipe 85 – VivUC

Equipe 80 – Um pedacinho da mata atlântica na sua casa

Equipe 60 – Tiêtour

Equipe 52 – TecTower

Equipe 54 – Walking On Mangrove

Equipe 43 – Plataforma de Monitoramento Integrado CAIPORA - PMIC

Fonte: Assessoria de Comunicação Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.