Confap celebra 15 anos em Fórum Virtual com a participação de diversos presidentes de sua história 03/05/2021 - 09:53

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), realizou na última quarta-feira (28),  um Fórum Virtual com a participação de diversos presidentes que estiveram à frente do Conselho, desde a sua criação, em 2006, para celebrar 15 anos de história. Estiveram presentes também, presidentes e representantes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), além de parceiros nacionais e internacionais. O evento foi transmitido ao vivo na página do Facebook e no canal do Youtube do Confap.

A reunião foi conduzida pelo atual presidente do Conselho, o prof. Odir Antônio Dellagostin, que iniciou o Fórum apresentando o selo comemorativo de 15 anos do Confap, lançado em 16 de abril, com o objetivo de demarcar as ações que integram o calendário dos 15 anos do Confap durante o ano de 2021. O atual presidente do Conselho, reverenciou os ex-presidentes presentes no encontro e as pessoas que contribuíram e ainda contribuem com a atuação do Conselho Nacional das FAPs. 

“O Confap, como a gente costuma dizer, é uma grande família, de pessoas que compartilham um mesmo objetivo, que é o apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no nosso país. Cada um atuando em seu Estado, e contribuindo também para o ecossistema e as ações em nível nacional”, disse Dellagostin.

O presidente apresentou as 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), que integram o Confap atualmente, e lembrou que o Conselho tem avançado no diálogo com autoridades e agentes de CT&I, regionais e nacionais, para a criação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima, único estado brasileiro que ainda não possui uma FAP. Mencionou também os parceiros nacionais e internacionais que atuaram e atuam em colaboração com o Conselho ao longo dos últimos anos no fomento à Ciência,Tecnologia e Inovação brasileira.

Fonte: Confap