Araucária promove LIVE sobre o TECNOVA II 19/12/2020 - 01:17

A Fundação Araucária promoveu nesta sexta-feira (18), uma  LIVE sobre o TECNOVA II, na qual foram apresentadas informações  sobre a submissão de propostas para o Programa, contando com a participação da FINEP, do SEBRAE, SENAI e das Superintendências Geral de Inovação (SGI) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). O evento também foi transmitido pelo canal da instituição no YouTube ,contando com a participação de aproximadamente 100 pessoas.Quem não conseguiu assistir à LIVE, pode acessar neste link: https://www.youtube.com/watch?v=ws_p2B6LjLI

“O Paraná possui uma teia de ecossistemas de inovação diferenciada, e é justamente essa diversidade que faz com que consigamos alavancar recursos. Temos clareza em utilizar a alta qualificação que possuímos na academia para auxílio na criação de riqueza e renda para o Estado e também na transformação da ciência e tecnologia em inovação”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

O Programa TECNOVA II foi lançado na última sexta-feira (11) e tem como objetivo constituir uma oportunidade de projetar o setor produtivo estadual no contexto nacional de incentivo à inovação tecnológica, ao identificar novas ideias e estimular novos talentos (muitas vezes anônimos) presentes no âmbito das micro e pequenas empresas paranaenses.

O TECNOVA II Será implantado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, sendo executado pela Fundação Araucária e a Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (FINEP-MCTI).O recurso total disponível neste edital é de R$9.500.000,00.

Em caráter excepcional, esta chamada terá como finalidade secundária o apoio a projetos de pesquisa e inovação que visem contribuir no desenvolvimento de novas soluções com foco emergencial no enfrentamento da pandemia da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves. As áreas prioritárias que receberão financiamento pelo Programa Tecnova II são: Agronomia (Agricultura/Agronegócio);Saúde (Ciências da saúde/Biomedicina/Biotecnologia);Energias Alternativas; Metalmecânica/Eletroeletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação.

“A ciência, a tecnologia e a inovação são prioridades para o Governo do Estado. E é por meio da parceria e sincronia de todos os órgãos públicos, privados e segmentos da sociedade que podemos promover o desenvolvimento do País e consequentemente benefícios para a população”, enfatizou o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

O Paraná é o segundo Estado mais inovador do País e que também aparece na vice-liderança em investimentos em ciência e tecnologia, com isso, a Araucária vem priorizando chamadas públicas referentes a esta área. A pesquisa que coloca o Paraná nesta posição é resultado de um balanço de oito indicadores que medem do capital humano à infraestrutura, partindo da capacidade de inovar para resultados concretos.

“A FINEP consegue promover editais e oferecer recursos financeiros muito  porque conta com o apoio dos estados brasileiros. Chamo a atenção dos empresários para que não percam esta oportunidade e submetam seus projetos de inovação, pois é uma excelente chance para todo esse trabalho alavancar e ganhar espaço no mercado”, ressaltou o Superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da FINEP, Marcelo Nicolas Camargo.

O Diretor Superintendente do SEBRAE - PR - Vítor Tioqueta, o Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Sistema Fiep - Rafael Trevisan, o Coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti - Paulo Parreira, o Coordenador da área de Inovação da Fundação Araucária - Luis Guilherme Brandt Goetzke, o Gerente do Departamento Tecnológico e Subvenção Descentralizada da FINEP  - Vitor Kappel e o Superintendente Geral de Inovação - Henrique Domakoski também participaram da LIVE.

O Programa apoiará empresas com sede e foro no Paraná, com faturamento bruto anual de até R$ 16.000.000,00 por meio da concessão de recursos não reembolsáveis de Subvenção Econômica.A submissão das propostas pode será realizada até o 08/02/2021.

 

Mais informações: tecnovapr@fundacaoaraucaria.org.br e para ter acesso ao edital completo basta clicar no menu "Programas - Programas Abertos" deste mesmo site.

GALERIA DE IMAGENS