Araucária lança NAPI Bioinformática que contará com o investimento de R$1.751.100,00 12/08/2021 - 00:42

A Fundação Araucária e a Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) realizaram, nos últimos dias, a cerimônia online de lançamento do NAPI Bioinformática. O evento contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas, incluindo reitores, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, pró-reitores de cultura e extensão e pesquisadores de universidades públicas e privadas do Paraná. A cerimônia também foi  transmitida por meio do canal da Fundação Araucária no YouTube.

“Os objetivos desse NAPI são o fortalecimento e a consolidação da formação de recursos humanos e do desenvolvimento científico e tecnológico em Bioinformática, visando um novo arranjo inovador, sinérgico e com visão de futuro para o Paraná, de modo a envolver atores do ecossistema acadêmico e empresarial/industrial relacionados ao Agro, à Saúde e Biologia Evolutiva”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Esse NAPI  também tem como prioridade a  consolidação da infraestrutura de computação multiusuária de alto desempenho como apoio estratégico aos grupos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico com suporte das  linhas de pesquisa em bioinformática. O investimento total previsto para este NAPI é de R$1.751.100,00.

“Pretendemos integrar o desenvolvimento de tecnologias e aplicações computacionais inovadoras ao campo biológico de modo sinérgico com as demandas de desenvolvimento do Paraná, oportunizando a formação de recursos humanos especializados, a cooperação com a indústria  em prol da sociedade”, ressaltou o coordenador do NAPI Bioinformática, Roberto Ferreira Artoni.

No Paraná existem 626 doutores em Bioinformática; 518 em Bioinformática e Saúde; 331 em Bioinformática e Agricultura e 278 em Bioinformática e Agronomia. “Com esses números, temos clareza em utilizar os recursos humanos  com alta qualificação em ciência, tecnologia e inovação   que possuímos, e com isso,  promover a  criação de riqueza e renda para o Estado”, enfatizou o diretor científico, tecnológico e de inovação, Luiz Márcio Spinosa.

Representando a  Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, disse que  “O sistema de ensino superior do Paraná sempre é um dos públicos priorizados pelas ações da Fundação Araucária, portanto, é uma satisfação participar de eventos como esse que é a realização de mais uma conquista , ou seja, o lançamento do NAPI Bioinformática”.

O NAPI Bioinformática visa impulsionar as linhas de pesquisa para o desenvolvimento de técnicas modernas de análise de dados e inteligência artificial em bioconvergência (dados biológicos); soluções por modelagem e integração de dados e ferramentas computacionais aplicados a dados biológicos e de imagens de alta resolução; métodos de biologia computacional e biologia sistêmica; aplicação de tecnologias de alto desempenho e Aplicar estas análises e técnicas em problemas voltados para Agro, Saúde e Biologia Evolutiva.

“Esse NAPI tem total aderência às demandas do Estado, é a  prática efetiva da interação da hélice quádrupla que abrange academia, governo, setor produtivo e sociedade civil organizada. Quanto mais me intero dos trabalhos dos realizados por dos NAPIs, mais me torno admirador do processo desenvolvido, que é horizontal e interinstitucional”, informou o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Marcos Schiefler.

O NAPI conta com 13 Instituições parceiras na sua formação: UEPG, UTFPR, UNICENTRO, UEL, UFPR, EMBRAPA-Soja, EMBRAPA-Café, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz-PR), Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Centre for Development of Advanced Computing, India (C-DAC), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAUEPG) e Fundação Araucária.

“O estado do Paraná realmente vem sendo mobilizado para que ações voltadas à inovação sejam aplicadas. Todos os recursos existentes em nossas universidades podem servir de alavanca para que o Estado e o País caminhem para o desenvolvimento contínuo e efetivo”, comentou o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Waldemiro Gremski.

O coordenador da Ciência e Tecnologia da SETI, Marcos Aurélio Pelegrina também participou do evento representando o Superintendente Aldo Bona. “O NAPI é uma política pública de especialização inteligente e também de espacialização inteligente, fortalece áreas potenciais do Estado e promove convergências”.

Confira como foi o evento https://www.youtube.com/watch?v=_i22_6hINWk