Araucária divulga os 40 projetos aprovados no PPSUS Edição 2020/2021 com o investimento total de aproximadamente R$5 milhões de reais 01/04/2021 - 18:11

A Araucária divulgou nesta quarta-feira (31), os 40 projetos selecionados na  Chamada Pública 11/2020: Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde - PPSUS Edição 2020/2021. O edital tem como objetivo apoiar atividades de pesquisa, que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde no Estado, representando significativa contribuição para o desenvolvimento da Ciência Tecnologia e Inovação no contexto do Sistema Único de Saúde. O valor investido neste edital é de aproximadamente R$5 milhões de reais.

“O edital PPSUS seguirá o conceito do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação - Atenção Primária de Saúde. Este NAPI nasceu da necessidade da atenção primária ser a ordenadora e coordenadora do cuidado ao cidadão. Com esta iniciativa, é possível realizar pesquisas que tornam o sistema de saúde do Paraná mais inteligente, eficiente e econômico”, ressaltou o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

Esse Programa é uma parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA-PR).

“É com imensa satisfação que lançamos hoje o resultado final dos projetos aprovados na CP 11/2020 PPSUS. Foram meses de uma construção árdua, mas sólida de um Programa que se constitui como um dos mais robustos de fomento à pesquisa na área de Saúde no Brasil. O PPSUS  está cada vez mais consolidado no âmbito do Estado, considerando a relação afinada que a Fundação Araucária, a SETI e a SESA vem constituindo deste 2004, com as ações voltadas para a área de fomento à pesquisa e inovação em saúde”, destacou a Coordenadora do PPSUS do  Paraná e responsável pela Comissão da Saúde da Fundação Araucária, Priscila A. Tsupal.

Novas linhas de pesquisa

E nesta edição, o edital teve novas linhas de pesquisa dentro dos cinco eixos temáticos, seguindo as orientações do Governo do Estado, que é a de promover ações de enfrentamento e prevenção ao coronavírus, devido à pandemia.

Essas novas linhas de pesquisa são: estudos sobre o impacto da Covid-19 na atenção materno-infantil, nas condições crônicas não transmissíveis, estudos sobre o desenvolvimento de tecnologias para enfrentamento da Covid-19, sobre a avaliação da rede de atenção à saúde sob o contexto da emergência em Saúde Pública desencadeada pela Covid-19 e avaliação econômica das ações para enfrentamento do coronavírus.

Eixos Temáticos

Os eixos temáticos e linhas de pesquisa da chamada pública de 2020 que foram definidas por pesquisadores das áreas da saúde, biológicas e de tecnologia da informação, técnicos e gestores da saúde do Estado, controle social local e órgãos de controladoria, na Oficina de Prioridades 2019/2020.

Conheça alguns dos projetos aprovados

Efeitos de um modelo multiprofissional de intervenção em parâmetros biopsicossociais de pessoas com obesidade pós COVID-19

Tem como objetivo investigar os efeitos de uma intervenção multiprofissional em parâmetros biopsicossociais de pessoas com obesidade sobreviventes da COVID-19. Por meio dos Hospitais Municipal de Maringá e Metropolitano, os pacientes com obesidade que receberam alta da COVID-19 em diferentes sintomas (leve, moderado, grave e severo) passarão por um processo de reabilitação global (aspectos físicos, nutricionais e psicossociais), por meio de uma equipe multiprofissional, composta por profissionais de educação física, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, biomédicos e fonoaudiólogos.

O objetivo é de também reduzir eventuais sequelas causadas pela COVID-19 e capacitar os profissionais de saúde no manejo pós-hospitalar .Com isso, o projeto atuará nos eixos de ensino, ao capacitar acadêmicos de graduação e pós-graduação; pesquisa, com a publicação das informações e extensão, no sentido de propiciar para a população, o atendimento e acompanhamento especializado.

“O fomento à pesquisa é substancial para condução de pesquisas de impacto nacional e, sobretudo, internacional. Nesse sentido, o PPSUS apresenta-se como um dos principais programas para o desenvolvimento de pesquisas no o Paraná e nas demais unidades federativas do Brasil”, afirmou o coordenador do projeto, Doutor em Ciências pela USP e Pesquisador do ICETI, Braulio Henrique Magnani Branco.

Integração de ferramentas de detecção precoce e monitoramento de arbovírus, controle e análise de resistência a inseticidas sintéticos em culicideos vetores de área urbana

No projeto está reunido um conjunto de pesquisadores e profissionais da Secretaria Estadual de Saúde, com experiência acumulada em pesquisa sobre vetores de arbovírus nos seus mais diferentes aspectos. A 17ª  Regional de Saúde (SESA), UFPR e UEL  são responsáveis pela estruturação do projeto que tem como meta  a prevenção de agravo à saúde determinada por arbovírus (Dengue, Zika e Chikungunya) e sustentada na integração de informações sobre a atividade vetorial no espaço e tempo, como a detecção precoce da circulação de arbovírus ainda no inseto vetor e controle dos estágios imaturos com produto desenvolvido nos laboratórios da UEL.

“ A experiência acumulada em trabalhos, já executados, em sinergia com os gestores estaduais e municipais da área de saúde no Paraná, é uma vantagem adicional e qualificada na estruturação de ações e soluções, sustentadas na ciência, que sejam efetivas no sentido de reduzir a pressão no sistema de saúde provocada por vetores de arbovírus. Com este projeto buscamos o fortalecimento e união entre pesquisadores e gestores da saúde no Estado, com objetivo de colocar a ciência como catalisador de medidas de prevenção de agravos a saúde”, informou o coordenador do projeto e professor, Mario Antonio Navarro da Silva.

 

Para ter acesso ao resultado, Clique aqui