Araucária cria Programa de Preservação Documental da Memória e do Fomento à Pesquisa 19/04/2021 - 00:59

Com o objetivo de implantar um conjunto de ações voltadas à higienização, catalogação e digitalização do acervo dos arquivos institucionais da Fundação Araucária produzido entre os anos de 2000 a 2020, a instituição criou o Programa de preservação documental da memória e do fomento à pesquisa.

“O Programa, para além da ação de modernização, que consiste na digitalização documental, tem seu mérito por preservar a memória da pesquisa que foi apoiada pela Fundação Araucária. O programa que está sendo executado pelo Cepedal (Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná) no Campus da Unioeste em Marechal Cândido Rondon, conta com a expertise de professores e pesquisadores no tratamento dos documentos e possibilitará o acesso à produção científica, tecnológica e inovacional feita pela comunidade acadêmica e apoiada pela Fundação Araucária nos 20 anos de sua existência. Preservar a memória da ciência é um dos legados desta iniciativa", disse o gerente do setor de projetos da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos.

O Cepedal se constitui em um órgão suplementar, vinculado cientificamente ao Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras - CCHEL. Tem como objetivo pesquisar e preservar acervos documentais sobre a região Oeste do Paraná e as populações de fronteira a ela vinculadas.

“A Unioeste campus Marechal Cândido Rondon sente-se muita honrada em poder disponibilizar o laboratório de microfilmagem e digitalização de documentos  para que por meio do trabalho de docentes  e alunos possamos promover a preservação documental e da memória. Com isso, fomentar a  pesquisa quer seja na graduação ou na pós-graduação nos cursos em história. Essa preservação é imprescindível sob o ponto de vista de que nós possibilitaremos além das pesquisas, uma preservação da memória à atual geração e para gerações futuras.Portanto, estamos tratando aqui de uma contribuição tanto para a formação de  novos profissionais  e de profissionais de excelência , mas também de um serviço para toda a população, pois não se constrói cidadania sem preservar a memória”, reforçou o diretor geral da Unioeste – Campus de Marechal Cândido Rondon, Davi F. Schreiner.

Os recursos estão sendo destinados à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon e serão repassados em 24 meses. Os itens financiáveis deste projeto são: material permanente e equipamentos, material de consumo, bolsa de iniciação científica e bolsa técnico.

“O trabalho de realizar a preservação documental de uma instituição como a Fundação Araucária é de suma importância no sentido de se constituir um legado, um registro, um histórico de participação efetiva de uma instituição que contribui há mais de duas décadas no fomento e no desenvolvimento de pesquisas científicas. Pesquisas tanto de natureza individual  como de natureza coletiva, de grupos de pesquisa, e também de pesquisas interinstitucionais e internacionais . É uma forma de publicizar e reconhecer o trabalho estratégico e fundamental da Fundação Araucária para o Paraná e Brasil”, afirmou o coordenador do projeto, professor Rodrigo Ribeiro Paziani.

Esse Programa conta com o recurso de R$ 150.000,00 e é um convênio firmado entre a FA e a FUNDECAMP - Fundação Universitária do Campus de Marechal Cândido Rondon. “Priorizamos em nossa gestão os ativos e recursos humanos que o Paraná possui, e é também por meio da preservação da memória da Araucária que podemos enaltecer ainda mais esses profissionais e pesquisas que fizeram e fazem parte da história da nossa instituição, auxiliando ainda mais no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do Estado”,  ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Foto: Unioeste/Marechal Cândido Rondon.